Existem várias situações que podem deixar seu animalzinho mais ofegante, como o calor, ansiedade, problemas cardíacos, cansaço ou até mesmo problemas respiratórios.
Porém, não devemos esquecer que os cães não transpiram como nós humanos e que a temperatura deles é controlada pela respiração. Sendo assim, é muito comum que após uma atividade física, ou até mesmo qualquer tipo de brincadeira que requer um esforço maior do seu pet, é normal que eles fiquem mais ofegantes e com coração acelerado, devido ao aumento da circulação sanguínea.
Mas caso a frequência da respiração esteja muito descompassada ou ele apresente esse comportamento sem que tenha realizado nenhuma atividade anteriormente, é um sinal de alerta.
Geralmente a taxa de respiração de um cão vária de 12 a 20 vezes por minuto. Se acompanhado de outros sintomas como: língua arroxeada, tremores ou dificuldade para respirar, o indicado é procurar um veterinário o quanto antes.
Os cães de focinho achatados apresentam maior dificuldade para respirar, devido ao formato anatômico do focinho.
Conheça algumas possíveis causas de respiração ofegante:
– Ansiedade;
– Dor;
– Calor;
– Obesidade;
– Problemas respiratórios;
– Problemas cardíacos.
Por esses e outros motivos, é primordial que seu cãozinho faça um acompanhamento de tempos em tempos – determinado por um veterinário – para uma maior qualidade de vida.
O veterinário realiza exames e pode localizar possíveis alterações na saúde do cachorro.
Conheça mais sobre mim:
🔵 www.facebook.com/pedrofonzarveterinario
🟣 www.instagram.com/pedrofonzarvet 🟢 contate.me/pedrofonzarvet